Equipes da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) participaram, na terça (5) e quarta-feira (6), de oficinas de planejamento para o Programa Cisternas, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
O superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, Clébio Coutinho, e o diretor de Assistência Técnica, Antônio Pereira, participaram da Oficina Construindo Redes para a Implementação de Tecnologias Sociais de Acesso à Água. O encontro foi realizado na Escola Nacional da Administração Pública (Enap), em Brasília.
O superintendente Clébio Coutinho conta que aproximadamente 5 mil cisternas serão construídas e o encontro serviu para alinhar as demandas. “Essa atividade de qualificação do Projeto Cisternas, que vai começar a execução no ano que vem no Piauí, é muito importante para o alinhamento e mapeamento de onde os projetos serão executadas. Vão ser quase 5 mil cisternas em mais de 30 municípios do Piauí para regiões onde famílias ainda enfrentam a escassez do acesso à água”, relatou o gestor.
A oficina contou com uma exposição do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, que defendeu as cisternas como tecnologias sociais de "extrema relevância" que chegam onde não há outras alternativas. “A presença da cisterna é algo fundamental para o desenvolvimento da população do semiárido”, relatou o gestor. “Eu vivi em uma região do semiárido e, lá, tem muita irregularidade de chuva. A chuva falha e não tem um ciclo certo. Tem hora que chove demais e depois passa um período longo sem chover”, citou o ministro.
Além das cerca de 5 mil cisternas do programa do MDS, outras 9 mil serão construídas pelo programa Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), somando mais de 13 mil em todo o estado, com execução a partir de 2025. Os equipamentos são importantes no enfrentamento à escassez hídrica presente em parte dos municípios do Piauí, em especial, na região semiárida, mas também em outros territórios.
Comunicação
O evento também contou com a Oficina de Comunicadores e Comunicadoras da Rede Cisternas, onde foi firmada uma articulação para a formação de uma estratégia de comunicação que ressalte a necessidade do acesso à água. O coordenador da Assessoria de Comunicação da SAF, Roberto Araujo, participou representando a SAF Piauí.