17°C 29°C
Água Branca, PB
Publicidade

Operação Energia Segura: Imepi realiza apreensão de fios e cabos elétricos irregulares

Ao todo, dez estabelecimentos comerciais, especializados na venda de fios e cabos elétricos, foram vistoriados e sete receberam auto de infração na...

11/06/2024 às 13h25
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O setor da Qualidade do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreendeu mais de 30 rolos de fios e cabos elétricos irregulares, em Teresina. A fiscalização faz parte da operação "Energia Segura", desencadeada, nesta semana, pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em parceria com os órgãos delegados de cada estado.

Ao todo, dez estabelecimentos comerciais, especializados na venda de fios e cabos elétricos, foram vistoriados e sete receberam auto de infração na capital. A Operação Energia Segura teve inicio em Teresina e será estendida para diversos munícipios do interior do Piauí, a partir desta terça-feira (11).

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

De acordo com o coordenador do setor da Qualidade do Imepi e responsável pela operação no Piauí, Aquiles Neto, o estabelecimento notificado e o fabricante estão sujeitos à multas que podem chegar a R$ 1,5 milhão. "De dez lojas visitadas em Teresina encontramos irregularidades em sete empresas, um índice considerado alto. Agora vamos nos deslocar para o interior do estado com o intuito de intensificar o número de apreensões na área de fios e cabos elétricos", ressalta.  

A diretora geral do Imepi, Patrícia Leal, alerta sobre os perigos ao adquirir um fio considerado irregular para sua residência ou estabelecimento comercial. "Além do prejuízo financeiro na conta de energia, o consumidor corre sérios riscos. Um fio irregular pode superaquecer e causar um curto-circuito. Por isso, temos aumentado o número de fiscalizações nesse contexto e sempre alertamos ao consumidor que fique atento na hora da compra. Se o fio estiver abaixo do preço de mercado ou se for muito leve, recomendamos alerta em relação ao produto", explica.

Para encaminhar denúncias ao Imepi, a população em geral pode entrar em contato por meio do WhatsApp da ouvidoria do órgão (86) 99456-1921. A operação "Energia Segura" segue em todo o Brasil até sexta-feira (14).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias