O I Encontro Regional de Ouvidorias Sociais do Nordeste, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE/PI) e a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), teve início nesta terça-feira (11), em Teresina, Piauí. O evento continua nesta quarta-feira (12), reunindo participantes dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão. O principal objetivo do encontro é promover aprendizado e construção conjunta para apoiar a estruturação e consolidação do Sistema Nacional de Ouvidorias da Assistência Social.
Com a presença de renomados palestrantes, o evento se destaca como um espaço essencial para diálogo, aprendizado e colaboração. Participam ouvidores e ouvidoras, representantes governamentais, membros da sociedade civil, acadêmicos e outros interessados na temática. O encontro oferece a oportunidade de trocar ideias e experiências, fortalecer redes de contato e discutir questões fundamentais para a melhoria da gestão pública brasileira.
A abertura oficial contou com a presença da ouvidora-geral do MDS, Eliana Pinto; do ouvidor do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, desembargador Antônio Parente; secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos do Piauí, Regina Sousa; secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria-Geral do Ceará, Aloísio Carvalho; secretário de Estado de Transparência e Controle do Maranhão, Raul Mochel; secretário de Estado do Desenvolvimento Social do Maranhão, Paulo Casé Fernandes; ouvidor-geral do Estado do Piauí, Raimundo Dutra; defensora pública geral do Estado do Piauí, Dra. Carla Yáscar; o doutor, professor e pesquisador da FIOCRUZ José Inácio Jardim Motta.
Durante a abertura, Raimundo Dutra, ouvidor-geral do Estado do Piauí, destacou a importância do evento para o fortalecimento da gestão pública. "Este encontro é uma oportunidade para unirmos forças e construirmos um sistema de ouvidorias mais robusto e eficaz. Ao reunir especialistas e representantes de diferentes estados, temos a chance de trocar experiências e aprimorar nossas práticas, sempre com o objetivo de beneficiar toda a sociedade. A participação ativa de todos aqui presentes é fundamental para que possamos avançar na construção de um sistema de ouvidorias que promova a transparência, a responsabilidade e a inovação na gestão pública."
Ainda segundo o ouvidor-geral, o encontro representa um marco significativo para os envolvidos na temática de ouvidorias e gestão pública, reafirmando o compromisso com a responsabilidade e inovação. Além disso, fomenta o conhecimento e práticas avançadas, promove a melhoria contínua dos serviços públicos e a participação ativa da sociedade. Assim, o evento é uma fonte rica de inspiração e aprendizado, contribuindo de maneira significativa para a construção de um sistema de ouvidorias mais eficiente e participativo.