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Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí se destaca com um dos menores tempos de resposta do Brasil

Dados do primeiro trimestre de 2025, divulgados pela Plataforma Fala.BR e pelo Painel Resolveu?, revelam que a Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
12/05/2025 às 08h06
Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí se destaca com um dos menores tempos de resposta do Brasil
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Dados do primeiro trimestre de 2025, divulgados pela Plataforma Fala.BR e pelo Painel Resolveu?, revelam que a Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE-PI) segue como referência nacional em resolubilidade e agilidade no atendimento ao cidadão. A Rede de Ouvidorias Setoriais do Governo do Piauí apresentou taxa de respostas dentro do prazo de 94% e tempo médio de resposta de apenas 5,93 dias, desempenho superior à média da esfera estadual (8,20 dias) e também abaixo do tempo médio registrado na esfera federal (13,17 dias) e municipal (16,13 dias).

Esses resultados demonstram a solidez do modelo de gestão adotado pelo Sistema de Ouvidorias Setoriais do Governo do Piauí e Ouvidoria-Geral do Estado, juntas, responsáveis por mais de 6.200 manifestações no período.

Para o ouvidor-geral do Estado, Raimundo Dutra, os dados confirmam a consistência do trabalho realizado. “O primeiro trimestre de 2025 mostra que seguimos no caminho certo. Mesmo com o crescimento do volume de demandas, conseguimos manter um tempo médio de resposta inferior a seis dias, sempre priorizando a atenção e o respeito ao cidadão. Esse é um compromisso que reforçamos diariamente”, completou o gestor.

O bom desempenho da Rede de Ouvidorias Setoriais do Estado do Piauí reforça a importância da gestão integrada, qualificação constante e uso de ferramentas tecnológicas.

Esses resultados reforçam que é possível garantir eficiência, mesmo em contextos com menor volume de recursos ou unidades. O caso da OGE se consolida como modelo de referência para outros estados e órgãos públicos que buscam fortalecer sua atuação junto à sociedade.

“Nosso modelo é centrado no cidadão, com foco na melhoria contínua. A agilidade na resposta é importante, mas também nos preocupamos com a qualidade e resolutividade das manifestações. Seguiremos investindo em inovação e proximidade com a população”, complementa o ouvidor-geral.

Entre as práticas que sustentam os bons resultados da Rede de Ouvidorias Setoriais, destacam-se:

  • Reuniões técnicas periódicas: fortalecem o alinhamento e a troca de experiências entre as unidades
  • Monitoramento sistemático dos indicadores: permite ajustes ágeis nas estratégias de atendimento
  • Qualificação contínua das equipes: mantém o padrão de excelência e atualização frente às novas demandas
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